Crianças e adolescentes de escolas públicas de doze cidades goianas recebem cursos de formação em cinema

Uruaçu, Cocalzinho, Inhumas, Joviânia, Nerópolis, Nova Veneza, Rubiataba, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Santo Antônio do Descoberto, Uruana e Valparaíso são as cidades contempladas pelo projeto Curta em Classe, um circuito de ações formativas em audiovisual que percorrerá escolas públicas de doze cidades goianas. Uma iniciativa do Instituto IDHEIAS, com o apoio do Vera Cult Ponto de Cultura, possível graças a recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual. 

Serão atendidos aproximadamente 2.000 alunos da rede pública de ensino, entre os envolvidos nas oficinas e aqueles que serão alcançados pelas exibições cinematográficas durante as mostras de cinema em cada cidade. “Nosso objetivo é o de proporcionar o acesso de crianças e jovens carentes de cidades do interior de Goiás ao cinema, fomentando a qualificação artística de futuros profissionais e desenvolvendo atividades de produção audiovisual e formação de público”, conta Marcelo Soares, gestor do projeto e presidente do Instituto Idheias.

Para Raphael Gustavo, cineasta e coordenador das oficinas do Curta em Classe, a experiência é essencial para democratizar e descentralizar as oportunidades do fazer cultural. “Quando falamos de alunos de escolas públicas, projetos como o Curta em Classe se tornam ainda mais importantes, atendendo a quem realmente precisa. O projeto, além de despertar os alunos para um novo olhar sobre tudo aquilo que os cerca e valorizar suas raízes e vivências, também se apresenta como uma possibilidade de transformação social, trazendo uma nova perspectiva de atuação profissional no futuro. Isso é fundamental para descobrir novos e novas roteiristas, diretores, produtores e outros técnicos e artistas de talento que vão somar ao rico e diverso mercado audiovisual goiano”.


Uruaçu é a primeira cidade a receber Curta em Classe

Nesta segunda-feira (04), a cidade de Uruaçu recebe o lançamento do projeto Curta em Classe com a parceria da Prefeitura Municipal de Uruaçu, por meio da Secretaria de Educação, e acontece na Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho. As ações terão a duração de duas semanas, com uma carga horária total de 24 horas, onde serão abordados temas como noções básicas de fotografia, roteiro, decupagem e edição.