Inscrições abertas para o campeonato que vai movimentar o futebol amador em Goiânia

Vem aí a terceira edição de um dos principais campeonatos de futebol society amador de Goiânia. O 3º Idheias em Ação vai reunir 64 equipes da capital em partidas que acontecem durante três finais de semana.

As inscrições podem ser feitas entre 01 de março e 08 de abril, exclusivamente pela internet, no endereço idheias.org.br/inscricao. Elas são gratuitas e limitadas.

O 3º Idheias em Ação é organizado pelo Instituto Idheias, com o apoio do ex-deputado federal Francisco Júnior, autor da emenda parlamentar que garantiu recursos no Ministério do Esporte para a realização do campeonato. Também tem a parceria do Idesc e Meta e Verso.

Poderão participar empresas, clubes, associações, agremiações ou qualquer grupo de pessoas, desde que sigam as normas de inscrição. É requisito fundamental ser de Goiânia, se comprometer a estar disponível nas datas dos jogos e ter uma equipe com 12 jogadores.

O público-alvo da competição abrange homens de 16 a 55 anos de idade. Além dos 12 atletas, as equipes poderão inscrever também quatro participantes da comissão técnica.

Os jogos acontecem no dia 20/4, à tarde, e no dia 21/4, no período da manhã. Na segunda semana, as partidas serão realizadas na noite de 26/4, na tarde de 27/4 e na manhã de 28/4. O campeonato será concluído na manhã de 1º de maio. 

O Instituto Idheias vai fornecer kit uniforme para os times inscritos, que será composto por camisas numeradas, calções e meiões. A organização também fornecerá lanche e água mineral para atletas e comissões técnicas. 

O 3º Idheias em Ação terá seus jogos sediados no Centro Esportivo Fair Play, no Parque Amazônia, em Goiânia. O local tem campo de grama sintética e banheiros para os jogadores. Tendas serão montadas para abrigar equipes de arbitragem, segurança e brigadistas, além dos pontos para fornecimento de lanches e água. 

O coordenador do campeonato, João Paulo Camargo, especialista em Pedagogia do Esporte, ressalta que o 3º Idheias em Ação é uma forma de valorizar o esporte e os jogadores do futebol amador de Goiânia, que movimenta milhares de pessoas nos mais diferentes setores, geralmente com partidas aos finais de semana. 

“São equipes e atletas que atuam de forma independente, valorizando o futebol goiano, uma vez que estimulam a descoberta de novos talentos e contribuem socialmente com a comunidade onde estão inseridos, tirando jovens da marginalidade”, diz João Paulo. Além disso, completa o coordenador, o futebol amador é importante opção de entretenimento para muitos bairros da capital.  

O mata-mata é a tônica do 3º Idheias em Ação. Já no primeiro dia, 20/4, serão 16 partidas, com 32 equipes envolvidas. Quem ganha segue para a próxima fase. Serão utilizados quatro campos para dar agilidade ao torneio.

Os outros 32 times se enfrentam no dia 21/4. Ganhadores seguem na competição, que ao final do primeiro final de semana terá metade dos inscritos, ou seja, 32 equipes. 

A competição segue nesse sistema, até a grande final no dia 1º de maio, quando também acontece a disputa do terceiro lugar. Cada jogo terá dois tempos de 15 minutos, com intervalo de 10 minutos entre eles. 

Serão entregues medalhas para o 1º, 2º e 3º lugar, além de um troféu personalizado para o time vencedor.

SERVIÇO:

3º Idheias em Ação – Campeonato de Futebol Amador

Inscrições: 1º a 10 de março, no link https://idheias.org.br/inscricao/
Quem pode participar: equipe com 12 atletas e mais 4 membros da comissão técnica
Número de equipes: 64
Público-alvo: homens de 16 a 55 anos de idade
Dias do campeonato: 20, 21, 26, 27 e 28 de abril (fase classificatória) e 1º de maio (finais)